Mosaico do lugar - Escadaria da Arte
O ISATA deu início em setembro de 2004 ao projeto de oficina de mosaico, com apoio da Prefeitura Municipal de Niterói/RJ, para a intervenção artística, com a participação da comunidade, na construção de uma escadaria de 125 degraus divididos por três platôs, para urbanização da Rua Oscar Pereira, Charitas, Niterói/RJ. Esta rua utilizada como acesso por crianças e adultos do bairro corria risco de processos de favelização e apresentava péssimas condições de higiene, lixo e esgoto a céu aberto.
Nas oficinas de mosaico, realizadas no ateliê da artista plástica Leila B. foi surpreendente a integração entre crianças e adultos de diferentes classes sociais. A construção de uma ‘obra de arte coletiva’ para um espaço público Valorizou a produção artística e a convivência através da cooperação e do trabalho voluntário, despertando nos participantes o desejo de ampliar o projeto para outras partes do bairro.
A técnica do mosaico foi escolhida como linguagem, por possuir a capacidade de permanência no tempo construindo um lugar antropológico, um monumento simbólico de imortalidade, através do sonho à ser lembrado na posteridade.
O mosaico é reconhecido como atividade reconstrutora individual e coletiva, onde do caos e dos cacos se ergue uma nova dinâmica O projeto propôs uma flexibilidade de temas, formas e tamanhos, assim como locais de execução, todos os participantes são autores e produtores, protagonistas das obras realizadas.
O projeto iniciou em 1999 no Movimento Pró-Criança - Obras Nossa Senhora do Sagrado Coração Santuário das Almas – Niterói/RJ Patrocinado*** com Jovens de baixa renda, moradores próximos a esse local.
Teve como objetivo a capacitação e aprendizado pré-profissionalizante das técnicas de pintura a mão em tecido e do beneficiamento de objetos para moda, decoração e uso pessoal, ex.: camisas, toalhas, jogos americanos, entre outros. E o conhecimento das diversas formas e etapas da comercialização desses produtos.
A pintura em tecido é uma técnica facilmente assimilável e com possibilidade de ser produzida de forma criativa e quantitativa. Ela permite o envolvimento de familiares e companheiros, unindo arte e cidadania à auto
sustentabilidade. A escolha se baseou no interesse
do mercado de personalizar produtos simples e básicos.
O projeto focou sua abordagem em temáticas de cunho
emocional, comportamental, social e cultural.
Redimensionando e adaptando às novas
responsabilidades e papéis sociais.